Principais problemas de comportamento

1. Agressividade: direcionada a outros cães e/ou pessoas. Inclui agressividade por medo, rosnados para proteger a comida, ataques a pessoas ou a cães desconhecidos, possessividade agressiva.

2. Energia hiperativa: inclui pular nas pessoas ao encontrá-las ou quando elas entram em casa; girar em torno de si mesmo ou contorcer-se compulsivamente; atividades destruidoras, como morder e cavar; excitação exagerada etc. Não confunda excitação exagerada com felicidade.

3. Ansiedade/Ansiedade de separação: inclui latir, chorar arranhar etc; quando o dono está presente ou depois que ele sai de casa; correr; destruir coisas na ausência do proprietário.

4. Obsessão/fixação: vício ou preocupação incomum com qualquer coisa desde um gato a uma bola de tênis, expresso por linguagem corporal tensa, desobediência aos comandos do dono, a recompensas alimentícias e até mesmo à dor física.

5. Fobia: um medo ou incidente traumático que o cão não conseguiu superar, como pisos brilhantes, trovões, rojões etc.

6. Baixa auto-estima/timidez: energia fraca, medo irracional de qualquer coisa, paralisação, grau extremo de medo.

É importante lembrar que doenças podem deixar os animais instáveis e causar desvios de comportamentos, por isso não deixe de levar o animal ao médico veterinário para descartar essa possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário